PLANTAS DE CASA

Formas na versão do utilizador de observar e cuidar de plantas de interior.

Diversos assuntos serão abordados neste blogue destinado a todos os que gostam de plantas e que somente possuem uma pequena varanda ou o espaço interno da casa para as colocar.

De uma forma simples, irei revelando pequenas dicas e conselhos sobre como desfrutar melhor das mesmas pela auto experiencia e observação de resultados de outras pessoas que jamais compraram um livro de plantas ou de jardinagem.

Por todo este blogue é possivel tambem encontrar outros textos relacionados com plantas e links direcionados a outras paginas de grande interesse sobre este assunto, visita-os para informações adicionais!...




EEem.

.
.

11/09/09

CLOROFITO

Clorófito elatum
Nome científico: Chlorophytum elatum "Variegatum"
Também conhecida por: Planta Aranha, Gravatinha, Dracena, Milho
Família:Agavaceae
Floresce: Verão
Altura: 10 a 60 cm
Originária: África do Sul e Ásia
Tolera: pequenos períodos de seca

Ciclo: perene

Existem quatro tipos de Milho (nome como eu a conheço), variegada com o centro da folha branco e bordos verdes (como as fotos apresentadas), variegada com o centro da folha verde e bordos brancos, totalmente verde em tom escuro e totalmente verde em tom claro.
Todas são semelhantes e de tratamento igual, mas os Clorofitos de folhas totalmente verdes não arqueiam tanto quando pendurados em vasos suspensos.
Muitas vezes acontece a variedade matizada produzir alguns "filhos" de cor totalmente verde, sendo o contrario mais raro.

É uma planta de sombra ou semi-sombra que gosta de humidade e regas frequentes na altura de maior crescimento ou quando o tempo estiver muito seco e quente.
Deve evitar-se tocar as suas pontas para que não sequem e fiquem feias; gosta muito de ser regularmente pulverizada com agua á temperatura ambiente.
De Fevereiro a Setembro regue a C. elatum liberalmente e adube-a uma vez por semana. Regue-a parcimoniosamente desde Outubro até ao fim de Janeiro e conserve-a a uma temperatura inferior a 7º C.



Multiplica-se por divisão de touceira, pela divisão também do rizoma (raízes) e pelas novas inflorescências, retirando-as da planta mãe e plantando-as directamente num novo vaso ou fazendo-as aumentar as raízes em agua e depois colocando-as em vasos.

Quando suspensa em vasos tem um impacto visual muito bonito e quando bem tratada pode descer quase até ao chão, pois as suas inflorescencias que dão origem a pequenas e novas plantas podem elas próprias voltar a dar novas plantas e consequentemente crescer assim para baixo em cascatas de pequenas flores e tufos de plantas.
Quando plantada no chão, fica muito bonita em bordaduras de outras plantas ou mesmo árvores, mas tem que se ter maior cuidado com o crescimento da mesma, cortando todos os rebentos que ao tocarem no solo se transformam em novas plantas, para que não perca a forma original dada por nós.

Ideal para: cestas suspensas, interiores, mas também bordaduras e floreiras
Se ingerida é venenosa, não causando a morte, mas vómitos e perda de apetite (anorexia)


2 comentários:

Unknown disse...

olá colega. eu queria tirar uma dúvida com você: saberia me dizer o nome de uma planta ou arbusto, lembra muito a costela-de-adão, mas suas folhas são secas e enrugadas como o pé de chuchu. suas folhas são extremamente largas, podendo ser usadas até como guarda-chuva, é nativo do brasil e de ambiente tropical. eu tinha um site que falava desse arbusto mas acabei perdendo, se puder me responder ficarei muito feliz.

obrigado.

Megoh disse...

Para https://plus.google.com/105311355899803345153 talvez seja essa Pandanus (Pandanus).